Ford Focus totalmente novo foi apanhado… em Cascais!

A próxima geração do Ford Focus será revelada muito em breve, mas poderá ficar já a par das grandes mudanças estéticas que o familiar da marca da oval irá sofrer. Porque o novo Focus esteve numa sessão fotográfica em Cascais, na plataforma encostada às muralhas da Cidadela, junto à Marina, onde fica o "showroom" do Motor Passion Museum e foi surpreendido… por um turista húngaro!

A única imagem captada do Ford Focus é, assim, um exclusivo do site húngaro "Vezess.hu" que recebeu duas fotos (uma de um carro tapado) por parte do leitor Tamás com a seguinte mensagem: "Acho que vi o novo Ford Focus em Cascais. Não pude ver mais nada porque vieram atrás de mim. A mulher ao centro gritou-me para não tirar fotos". Assim, só sobrou a foto que o site "Vezess.hu" publicou e que pode ser vista aqui ou através do "post" que o próprio site fez na página de Facebook (abaixo). 

De qualquer forma, o que se vê já é suficiente para se perceber como o Ford Focus vai mudar! Chegámos mesmo a ampliar exageradamente as fotos para encontrar sinais que nos assegurassem de que se tratava mesmo do Focus e, de facto, no centro das rodas consegue ler-se a palavra Ford… Porque, assim, a descoberto, o familiar da oval azul está muito diferente não só da geração ainda à venda como até do que parecia nas fotos que a própria marca adiantou, em Dezembro passado, com um protótipo da nova geração sob uma pintura quase psicadélica.

Já nessa altura tínhamos feito referência às "alterações significativas na frente" e à "traseira que se torna mais volumosa". A imagem revelada pela publicação húngara confirma as informações então avançadas e que falavam também num carro maior, esperando-se um crescimento da distância entre eixos. Utilizando a flexível plataforma C da Ford, o novo Focus poderá poupar cerca de 50 kg face ao anterior, apesar do crescimento verificado.

Na principal imagem publicada pelo "Vezess.hu", nota-se que se trata de uma versão com acabamento mais desportivo, possivelmente o Focus ST, com avantajada asa sobre o óculo traseiro e jantes provavelmente de 18 polegadas. Já a outra imagem, do carro tapado, deixa antever um nível de acabamentos também elevado, com um friso cromado no fundo da carroçaria e rodas também de dimensões grandes (detalhes já presentes no carro camuflado), levando à especulação de que também o Focus terá a sua versão Vignale.

Embora estejamos a menos de um mês da abertura do salão de Genebra, o Focus não brilhará no certame helvético… A revelação do novo modelo será feita apenas em Abril, num evento organizado pela própria marca, devendo a carrinha ser apresentada mais tarde. As vendas desta geração profundamente renovada do Focus começarão mais para o final do ano, contando com o brilhante motor tricilíndrico a gasolina de um litro de capacidade e nas variantes de 100, 125 e 140 cv, além do Diesel de 1,5 litros e 100 cv.

Artigos Relacionados

Estes artigos podem interessar:

Será este Ford Focus RS o táxi mais radical do mundo?
Em destaque